sábado, 10 de abril de 2010

Recomeçando

Como sábado é dia de limpeza, aqui estou eu tirando as teias de aranha, tirando a poeira. Depois de um mês estou aqui de novo. Vou colocar algumas coisas em ordem, parece que agora minha rotina vai voltar ao “quase normal”.



Vou começar pelo Desafio Bíblico, que está bem atrasado. E com fé em Deus as coisas vão se ajeitar.




Visão da leitura de Deuteronômio

Pra mim o livro de Deuteronômio é bem parecido com o de Números, fala acerca de leis e de tudo que o povo precisaria para servir a Deus retamente. Mas como eram duros de coração (assim como hoje) eles desobedeciam a Deus, fazendo tudo aquilo que era abominável aos olhos do Pai. Por fim, Moisés nomeia Josué como seu sucessor, ele que guiaria o povo até a terra prometida, mas antes disso Moisés lhe dá as instruções para ser um bom líder “Esforça-te e anima-te”. Devemos ser assim também ouvir os bons ensinamentos, e cumprir para que possamos desfrutar do melhor que Deus tem para nós.





Visão da leitura de Josué



Nesse livro vemos a passagem do povo pelo Jordão e o inicio das conquistas das terras que Deus tinha prometido a Israel. Varias cidades são conquistadas por intermédio de Josué, bem que Deus tinha dito a ele “tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo”. Isso é prova de que Deus sabe por tudo que vamos passar. Ele sabia que Josué conquistaria grandes cidades com gigantes e soldados valentes, e que ele precisaria de ânimo. Ele obedeceu ao Senhor e foi vitorioso.





Visão da leitura de Juízes



Agora Israel sem líder o povo começou a bagunçar a “casa”. Como diz o ditado popular “quando os gatos saem os ratos fazem a festa.” Assim foi naquele tempo, depois da morte de Josué o povo começou a fazer o que bem queria. Começaram a adorar outros deuses. Mas como Deus tinha dito varias vezes por intermédio de Moisés e Josué que, quem servisse a Deus com obediência que seria prospero e Deus estaria com ele. Alguns, assim como hoje, preferiram pagar pelo preço da desobediência.







Visão da leitura de Rute



Amei ler esse livro, é uma leitura gostosa. Fala da fidelidade não só entre Deus e as personagens do livro, mas também entre as próprias personagens, Rute foi fiel a sua sogra, mesmo depois de seu marido morrer, ou seja, mesmo depois de não ter nenhuma ligação com ela. E o que achei mais legal (mesmo tendo lido o livro varias vezes em outros tempos, não tinha percebido isso) é que Rute é bisavó de Davi. E é a partir daí que começamos a ter uma visão da linhagem de Jesus Cristo.





Visão da leitura de I Samuel e II Samuel



De todos os livros que li até esse momento o de Samuel foi o que mais gostei, no começo fala de uma mulher humilhada por não ter filhos e depois de ter feito um voto a Deus, ela recebeu sua vitória. Depois quando Samuel ungiu Saul como rei, a partir daí a história fica mais emocionante, a cada capitulo que eu lia imaginava a cena. A amizade entre Davi e Jonatas é muito linda, nunca vi nada igual entre dois homens. “a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amo, como à sua própria alma.” Que lindo né. E a amizade deles não tem nada a ver com a “sem vergonhice” de hoje em dia. É uma amizade pura e vinda de Deus. Também acho lindo o respeito de Davi com Saul, mesmo este perseguindo para tirar a sua vida, Davi quando teve Saul nas mãos não o fez mal algum. Sempre se humilhou. Ta certo que depois que se tornou rei em Israel ele pecou, mas ele se humilhou. E ele é considerado um “homem segundo o coração de Deus.” Tem também o capitulo 22 de II Samuel, eu amei esse capitulo, muito lindo. Davi era um poeta e tanto né...rsrsrs.






Visão da leitura de I Reis e II Reis



Como o nome mesmo já diz Reis, fala dos reis que Israel teve. Do mais sábio até o mais perverso. Salomão, mesmo edificando o Templo, com o tempo deixou de agradar a Deus e seguiu os pecados de suas mulheres. Alem dos reis fala também dos profetas, os mais conhecidos da Bíblia, Elias e Elizeu. Eram homens tementes a Deus, e desafiadores. Eles sabiam em quem confiava, e Deus sempre os honrava nos seus desafios. Mais por fim vemos o triste destino da desobediência, o cativo. Assim como Deus tinha alertado o povo, assim aconteceu. Não deram ouvidos a sua voz e foram levados cativos a Babilônia.

Um comentário:

  1. Hmm... Será que "voltar ao quase normal" quer dizer que você vai voltar a trabalhar só em São Miguel? Ou que seus pais voltaram pra casa? (Acho que não. Você já me falou quando eles voltam, mas eu esqueci.)

    As coisas vão se ajeitar sim, pode ter certeza disso. Lembrei da pregação da pastora no último domingo. Ela falou da vida de Jó, como tudo começou a ficar mal pra ele e como todos nós passamos por vales na vida. O bom é que Deus mudou a sorte de Jó e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes ;)

    Também gosto do livro de Rute.
    Não gosto muito de Reis e nem de Crônicas. São os que eu mais demoro a ler.

    Bjim

    PS: Tá lindo o layout. Faz tempo q eu não venho aqui, só via os posts pelo reader, rs.

    ResponderExcluir